sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Cidade Baiana da Cultura seleciona municípios de destaque em produção cultural


A cultura pode ser um caminho sustentável de transformação e desenvolvimento econômico e social, não através de importação de novos modelos, mas de aposta no que cada região tem de peculiar, de especial, do jeito de fazer somente seu. Para estimular o maior conhecimento sobre a identidade cultural de cada município baiano, através da divulgação das culturas locais existentes é que surge o Concurso Cidade Baiana da Cultura 2011, realizado pelo Grupo 3 – através das suas produtoras Expo 3 Exhibits e Expo Eventos, com o apoio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Esta é a segunda edição da premiação, que objetiva valorizar os recursos culturais, turísticos e ambientais e tem participação aberta aos 417 municípios baianos.
A cidade eleita ganha visibilidade através da divulgação de seus atrativos culturais e turísticos, atrai investimentos públicos e privados nos setores de cultura, turismo e serviços e conta com o apoio das produtoras do Grupo 3 na assessoria e captação de recursos para montagem de uma programação cultural, entre outros benefícios. Na primeira edição do concurso, Rio de Contas recebeu a titulação, destacando-se pela qualidade e viabilidade da programação cultural, pela sua contribuição para o fomento da inovação artística e pela criação de novas formas de ação e de diálogo cultural, entre outros pontos. Cada inscrito precisa encontrar caminhos de mobilizar a sociedade civil local, envolver a prefeitura de forma articulada e especialmente elaborar um programa cultural. Esse plano serve para desenvolver ações econômicas através da cultura. No formulário de inscrição, as cidades devem explicar claramente como faz cultura e os caminhos para fomentar a economia da cultura localmente.

Inscrições – Para participar do Concurso Cidade Baiana da Cultura 2011, os representantes dos municípios devem inscrever as suas cidades através do site www.cidadebaianadacultura.com.br. No endereço, estão disponibilizados o regulamento e a ficha de inscrição do concurso. Na inscrição é requisitada a programação de cultura de cada localidade, além da descrição dos principais esforços locais para preservação de identidade, valorização do patrimônio e participação social. O material enviado pelas representações de cada município será submetido à avaliação de uma comissão julgadora que irá avaliar a qualidade e viabilidade do programa cultural, coesão social (participação do poder público, iniciativa privada e sociedade civil) para implementação das ações. A Cidade Baiana da Cultura contará com a cooperação das secretarias de Cultura e Turismo, para efetivar sua programação, além do apoio e expertise do Grupo3.


Para maiores informações:

Email: contato@cidadebaianadacultura.com.br
Telefone: 71 3487-0878

Nenhum comentário:

Postar um comentário