segunda-feira, 30 de agosto de 2010

I Fórum das Artes, Mercado e Tecnologia – FAMT

De 9 a 11 de setembro de 2010 | Gratuito
No Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha (Salvador/BA)

Encontro entre as linguagens artísticas para desenvolvimento da cultura em rede

FUNCEB amplia iniciativa que discute a cultura em rede e abre inscrições para Laboratório Criativo

Desenvolvido a partir da bem-sucedida experiência de três edições do Fórum de Música, Mercado e Tecnologia – FMMT (2007/2008/2009), o I Fórum das Artes, Mercado e Tecnologia – FAMT agrega as linguagens de artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro, além das questões de gestão de espaços culturais, para discutir a tríade proposta: artes, mercado e tecnologia, dentro da perspectiva de redes de cultura e de um sistema criativo transversal. Promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA, o I FAMT acontece entre os dias 9 e 11 de setembro (quinta a sábado), no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha (Praça Castro Alves – Centro), oferecendo programação totalmente gratuita, com três palestras e Laboratório Criativo.

O FAMT se baseia no entendimento de que os desafios para o amplo fortalecimento das indústrias culturais, em suas diversas expressões, compartilham soluções comuns e se expandem em novas tecnologias. O potencial de redes colaborativas possibilita a articulação de profissionais e de seus projetos, resultando em uma nova dinâmica de experiências e gerando um aperfeiçoamento dos conteúdos e resultados. A proposta do FAMT se alinha às diretrizes de democratização, participação e execução de ações estruturantes da SecultBA, ao convocar agentes da produção cultural (produtores, gestores culturais, artistas, comunicadores, técnicos, pesquisadores etc.) e fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva das artes no estado da Bahia.

As palestras do I FAMT acontecem pela manhã, das 9 às 13 horas. No dia 9 de setembro, após a abertura oficial do evento, o primeiro tema discutido é “Políticas Institucionais em Rede”. No dia seguinte, chega a vez de “Redes – Tecnologia e Inovação”. Por fim, no dia 11, a fala é sobre “Redes e Espaços Culturais”. As palestras são abertas para quaisquer interessados e não exigem inscrição prévia.

Já o Laboratório Criativo se realiza de forma continuada, à tarde, das 14 horas às 18 horas, nos três dias do evento, totalizando uma carga horária de 12 horas. São oferecidas 90 vagas para participantes selecionados através de análise do formulário de inscrição, aqui disponível. As inscrições ficam abertas de 26 de julho a 15 de agosto.

O Laboratório Criativo estreou no FMMT de 2009, com objetivo de provocar a criação e a sistematização de redes produtivas. A metodologia utilizada, que será repetida este ano, procura identificar as principais soluções atuantes na economia criativa do país e possibilitar uma imersão conjunta entre os profissionais convidados e o público participante. Um resultado desta ação foi a estruturação da Rede Música Bahia, hoje composta por nove entidades do setor musical, tais como IMA, Aspiral do Reggae, Música, Inovação e Conectividade (MIC), Quina Cultural e Cooperarock. Agora, a pretensão é de que este novo Laboratório contribua para o estabelecimento, em médio prazo, de uma rede transversal composta por diferentes linguagens.

Toda a programação do I FAMT terá transmissão ao vivo em telão no foyer do Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, para garantir que, após lotação da sala de palestras e de ocupação das vagas do Laboratório, todos os demais presentes tenham acesso aos conteúdos.

I Fórum das Artes, Mercado e Tecnologia

Quando: 9 a 11 de setembro de 2010 (quinta a sábado)
Palestras: 9 às 13 horas
Laboratório Criativo: 14 às 18 horas
Onde: Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha (Praça Castro Alves – Centro)
Quanto: Grátis
Inscrições para Laboratório Criativo (90 vagas): 26 de julho a 15 de agosto
Mais informações:
71 3116-6849/ 3116-6631
famt.funceb@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário