segunda-feira, 24 de maio de 2010

Estão abertas incrições para Projeto Irradiar – Edição Bahia

Jovens da periferia urbana da Bahia tem até o dia 27 de maio para realizar suas inscrições on line. O curso irá acontecer na sede da Diretoria de Audiovisual/Funceb, nos Barris.





Estão abertas inscrições para oficinas de formação de roteiristas e cineastas para atuação em projetos audiovisuais, com destaque para TV, internet e jogos eletrônicos, com objetivo na capacitação em formatos relacionados com as novas tecnologias de comunicação e com a difusão multimídia. Para participar é necessário que os jovens acessem o endereço eletrônico http://www2.tempoglauber.com.br/irradiar, onde pode ser lido o regulamento e realizar o preenchimento da ficha de inscrição. Os inscritos passarão por uma entrevista para seleção dos 80 participantes das oficinas.



O Projeto Irradiar é realizado pelo Tempo Glauber, através de convênio firmado com o Fundo Nacional da Cultura/Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Na Bahia o projeto recebe o apoio da Secretaria de Cultura do Estado - SecultBa, através do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia - IRDEB e Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, por meio da Diretoria de Audiovisual – DIMAS.



Essa é a primeira edição do projeto, que acontecerá no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Paraíba. O programa objetiva capacitar jovens profissionais na área do audiovisual, com foco na inclusão sócio–educacional para formação de novos profissionais e a inserção desses no mercado de trabalho.



O projeto é coordenado por Conceição e Orlando Senna que, junto com mais cinco outros professores, irão ministrar as oficinas. O plano didático é composto por módulos com duração de duas semanas cada e oficinas de Criação Multimídia, Desenvolvimentos de Jogos Eletrônicos, Dramaturgia Audiovisual, Roteiro para Programas de Televisão, Fundamentos Dramatúrgicos.



“De maneira geral, o início de qualquer projeto audiovisual, seja ele um filme, uma série para TV, uma novela ou um jogo, começa no roteiro. E a base do roteiro é, fundamentalmente, a dramaturgia. Esse é o grande foco do Irradiar, um projeto que, além de inovador e alinhado com as demandas do mercado, ousa direcionar sua ação para um público que usualmente cumpre papel de consumidor de conteúdos audiovisuais. A promessa do Irradiar é estimular esse público a produzir seus próprios conteúdos, trazendo à tona suas histórias, suas vidas, suas visões de mundo, em forma de filmes, jogos, programas e séries televisivas, ou outras formas de expressão audiovisual”, afirma Sofia Federico, diretora de Audiovisual da Funceb.



Professores



Cláudio Nigro – Paulistano, escritor, roterista, crítico de arte e professor. Formado Nuova Universtá del Cinema como diretor de cinema e doutor em Literatura Comparada pela Universidade La Sapienzade, Roma. Trabalha há bastante tempo com televisão e cinema, sendo roteirista da RAI italiana, autor de diversas peças de teatro e colaborador de revistas literárias. Além disso, leciona roteiro, comunicação e estética em escolas e universidades no Brasil e na Europa.



Conceição Senna – Atriz e documentarista, é formada pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia – UFBA e especialista em Técnica Audivisual na Educação pelo Instituto Anísio Teixeira. Participou de dezenas de espetáculos teatrais no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia entre eles, Morte e Vida Severina, com direção de Luiz Carlos Maciel; A Divina Comédia, com direção de Regina Miranda e em Havana participou do espetáculo O Belo Indiferente com direção do panamenho Edgar Soberón Torchia. No cinema participou dos clássicos, O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha, Caveira My Friend, de Alvaro Guimarães entre outros. Dirigiu os premiados documentários Memória do Sangue e Brilhante.



David Tygel – Músico, arranjador, compositor, cantor, diretor e produtor musical. Cursou faculdade de Musicoterapia do Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro. É professor de Trilha Sonora para o Cinema da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou de diversas peças de teatro no Brasil e é responsável pela trilha sonora de vários filmes brasileiros. Atualmente percorre o país e cidades da América Latina ministrando cursos para todo tipo de público, formando novos músicos especialistas em compor imagem.



Doc Comparato – Carioca, é médico, escritor de telenovelas, minisséries e seriados de televisão e roteirista de cinema brasileiro. Um dos fundadores do Centro de Criação da Rede Globo, atuando como roteirista de diversas séries entre elas, Lampião e Maria Bonita (1982), primeira série latino-americana a receber a Medalha de Ouro do Festival de Cinema e Televisão de Nova Iorque. É autor do livro Roteiro, pioneiro na América Latina sobre a técnica para escrever para televisão e cinema, e o livro Da Criação ao Roteiro, considerado fundamental para roteiristas e estudantes de cinema.



Luiz Adolfo de Andrade – Professor, pesquisador e roterista. Doutorando no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal da Bahia com linha de pesquisa em Cibercultura. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense com linha de pesquisa em Comunicação e Novas Tecnologias. Desde 2006, ministras oficinas e palestras sobre jogos eletrônicos.



Orlando Senna – Baiano de Lençóis, iniciou-se na área do cinema nos anos 60. Foi editor e colaborador do Suplemento Cultural do Diário de Notícias de Salvador, tendo realizado nesta época diversos documentários a exemplo de "Imagem da Terra e do Povo" (produzido por Glauber Rocha), "Lenda Africana na Bahia" e outros. Em São Paulo trabalhou com Teatro de cordel, no ano de 1970. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 72 para trabalhar no Correio da Manhã, Última Hora e Jornal do Brasil. Na década de 90 do século vinte, dirigiu o curso de cinema na Escola de Cinema de Cuba e em seguida, no final da década, lecionou no curso de cinema no Instituto Dragão do Mar em Fortaleza. Foi Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura no período de 2003 a 2007, e a partir de dezembro de 2007, torna-se diretor geral da TV Brasil. Atualmente ele é presidente da TAL - TELEVISÃO AMÉRICA LATINA um rede comunicação entre canais educativos, produtores independentes e instituições culturais de toda a América Latina.



Thiago Falcão – Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia. Editor geral do site Realidade Sintética que reúne pesquisadores sobre videogames de língua portuguesa com proposta de promover a área de games study no Brasil. Sua mais importante experiência com produção em mídias foi quando integrou o Laboratório de Aplicações em Vídeo Digital, da Universidade Federal da Bahia, um dos braços responsáveis pelo desenvolvimento do padrão brasileiro de TV Digital. Mais informações do site: www.realidadesintética.com



---------------------------------------------------------------------

Serviço

O Quê: Inscrições on line para Projeto Irradiar.

Quando: Até 27 de Maio.

Como: Através do site: http://www2.tempoglauber.com.br/irradiar

Quem pode fazer: Jovens de baixa renda.

Gratuito





-------------------------------------------------------

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

(71) 3103-3016/ 3027/ 3026/ 9983-5278/ 8151-0893

Nenhum comentário:

Postar um comentário