segunda-feira, 9 de março de 2009

Documentário e exposição dão continuidade ao Encontro das Culturas dos Povos Indígenas



No dia 10 de março (terça-feira), a partir das 10h, uma série de eventos realizados na Praça do Campo Grande e no Teatro Castro Alves vão dar continuidade ao E-14 - Encontro das Culturas dos 14 Povos Indígenas, evento histórico realizado de 16 a 19 outubro de 2008, na Aldeia Tuxá, em Rodelas.

Considerado um divisor de águas na relação do Governo da Bahia com os povos indígenas do Estado, o E-14 reuniu cerca de 500 pessoas, dentre os quais 266 representantes indígenas dos povos Atikum, Kaimbê, Kiriri, Kantaruré, Pankararé, Pankaru, Pataxó, Hã-Hã-Hãe, Payayá, Truká, Tumbalalá, Tupã, Tupinambá, Tuxá E Xucuru-Kariri.

A programação no dia 10.03 começa às 10h, com uma exposição de arte popular indígena, realizada em parceria com o Instituto Mauá, na Praça 2 de Julho (Campo Grande). Na ocasião, artefatos em madeira, barro, instrumentos musicais e utensílios estarão à venda.

Às 17h30, cerca de 150 indígenas de diversos povos da Bahia se reunirão aos pés da estátua do Caboclo, na mesma Praça, para a realização do ritual do Toré. O Toré é um ritual sagrado, comum a todos os povos indígenas da América, no qual seus participantes entoam cânticos tradicionais e ancestrais para buscarem integração com as forças da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário