sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Quixabeira de Lagoa da Camisa lança CD no Rio de Janeiro


Grupo de cultura popular faz dois shows de lançamento do seu primeiro CD na capital carioca

Sambas-de-roda, chulas, samba-martelo, batuques, reisados e cantigas de roda são alguns dos ingredientes que compõem a diversidade musical do sertão baiano e estão muito bem representados no CD “Ô Pandeiro, Ô Viola!”, do Grupo Quixabeira de Lagoa da Camisa. Este álbum vai ser lançado no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de março, no Espaço CAIXA Cultural - Teatro de Arena, às 20hs.

O CD “Ô Pandeiro! Ô Viola!” foi gravado na Comunidade da Lagoa da Camisa durante o encontro com o grupo A Barca, em janeiro de 2005. Este registro faz parte do projeto “Turista Aprendiz”, que levou A Barca a percorrer, entre os meses de dezembro de 2004 e fevereiro de 2005, mais de 10 mil quilômetros por nove estados brasileiros e fazer um intercâmbio musical com mais de 40 comunidades tradicionais. Quilombos, aldeias indígenas, periferias de grandes cidades e comunidades ribeirinhas, litorâneas e sertanejas marcam a diversidade deste projeto.

Reunidos oficialmente desde 1992, após a gravação de quatro faixas para o disco “Da Quixabeira pro berço do rio”, os onze membros do Grupo têm como principal objetivo passar para os mais jovens a continuidade das suas manifestações para transmitir e preservar a sua cultura. Estas linguagens musicais constituem o grande motivo de suas reuniões e parte do seu repertório é de canções que acompanham atividades manuais. Os homens acompanham as vozes femininas com instrumentos de cordas e de percussão, mas também “puxam” alguns dos temas, criados na maioria das vezes pelo próprio grupo.

A Comunidade Lagoa da Camisa, situada a 22 Km de Feira de Santana, integra a região de Quixabeira - que engloba cerca de quinze comunidades rurais que além de realizarem o trabalho no campo desenvolvem uma estética musical calcada nos valores musicais do sertão e do recôncavo baiano. Essa comunidade tem a música como forma de manter vivas as tradições folclóricas do povo sertanejo, evidenciando o modo de vida do nordeste interiorano: os seus costumes, valores, aspirações, desejos, a partir de canções que retratam o seu cotidiano fatigante, a sua relação com a natureza, consigo mesmo e com os outros. As melodias são criadas no convívio com as atividades manuais, no árduo trabalho que visa à sustentação das suas famílias.

TRADIÇÃO – As apresentações eventuais desse grupo da região de Quixabeira servem como uma forma de manter a coesão das comunidades. As rezas, batizados, aniversários e as rodas de samba, que acontecem durante o ano, renovam e revivem essas linguagens musicais, momentos em que os mais novos aproveitam para aprender os movimentos, ritmos e toadas, garantindo a permanência das tradições culturais.

O Grupo Quixabeira de Lagoa da Camisa já participou da peça Além da Linha D’Água (protagonizada por Marília Pêra, encenada em São Paulo com direção de Ivaldo Bertazzo); Festivais Universitários; Festa da Quixabeira, além de feiras e eventos no interior da Bahia e de Minas Gerais. O Grupo participou também do projeto Da Quixabeira pro berço do rio, que resultou no lançamento do disco homônimo do projeto em 1992. Este trabalho foi relançado em 1994 no formato CD. Em 1998 a TVE (Bahia) produziu o vídeo Quixabeira da roça à indústria cultural.

Em dezembro de 2002, o Grupo fez o show de abertura do IV Mercado Cultural, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, onde foi aplaudido de pé pela platéia e retornou ao palco para fazer o bis com a Orquestra Popular de Câmara (SP), criada pelo maestro Benjamin Taubkin. Em 2004 fez uma apresentação em Brasília, no Palácio do Planalto, durante o lançamento do Programa Seguro Agrícola, evento que contou com a participação do Presidente Lula. Em 2005 foi um dos destaques do troféu Caymmi, quando se apresentou em setembro daquele ano no Teatro Acbeu. Este ano o Grupo participou do I Encontro Internacional de Negócios Musicais, em Salvador, sendo um dos artistas selecionados para a rodada de negócios e para a apresentação na Praça Tereza Batista, no Pelourinho, no dia 17 de agosto. Em outubro de 2007, o Quixabeira de Lagoa da Camisa se apresentou no Festival de Cultura Popular em Brasília.

Em 2008 o Grupo fez quatro shows de pré-lançamento de “Ô Pandeiro, Ô Viola!” nas cidades de Alagoinhas, Santo Amaro, Feira de Santana e Salvador. Na capital baiana o Quixabeira de Lagoa da Camisa lotou o Parque da Cidade, com um público estimado pela administração do parque superior a duas mil pessoas. Em novembro de 2008, o Quixabeira se apresentou no Fórum de Música, Mercado e Tecnologia.

O show de lançamento do CD “Ô Pandeiro, Ô Viola!”, do grupo Quixabeira de Lagoa da Camisa, foi aprovado pelo edital 2008. Após a apresentação no Rio de Janeiro, o grupo segue para o espaço cultural da CAIXA na cidade de Salvador, em setembro deste ano.

Membros do Grupo:

Véio: vocal e pandeiro
Martinho: vocal e pandeiro
Seu Roque: vocal e pandeiro
Galego: vocal e pandeiro
Zé Bigode: cavaquinho elétrico e acústico
Bilau: timbauzinho
Dona Teté: vocal e coro
Ita: vocal e coro
Joana: coro
Marcelina: coro
Leão: viola



Mais Informações: Sandro Santana (Produtor)
(71) 3347-6247/ 9980-3458

SERVIÇO

Show: Lançamento do CD “Ô Pandeiro, Ô Viola!”, do grupo Quixabeira de Lagoa da Camisa
Local: CAIXA Cultural RJ - Teatro de Arena
Endereço: AV. Almirante Barroso, 25 Centro. (próximo à Estação Carioca do metrô)
Tel.: 21 2544-4080

Data: 06 e 07 de março de 2009
Horário: 20h
Entrada: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia)
Recomendação etária: livre
Duração: 1h10min

Acesso para portadores de necessidades especiais

Acesse a programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural



Assessoria de Imprensa
Caixa Econômica Federal
CAIXA Cultural - Rio de Janeiro/RJ

Fone: (21) 2497 5022

Cels: (21) 82150900//78921433//96174772
www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário