terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Rémy Kolpa Kopoul (RKK) em imperdível bate-papo com artistas e produtores musicais na Bahia

Em visita a Bahia, o francês RKK participará também de outros encontros musicais além de propor curadoria para futuras coletâneas do Bahia Music Export.


Uma das mais inconfundíveis vozes da Rádio Nova, de Paris, chega a Salvador para o Talk Show “Oportunidades na Europa para a Música da Bahia” com artistas, produtores, jornalistas e interessados no acesso a mercados internacionais. O encontro acontece no dia 22 de fevereiro (terça feira), às 15h, no auditório do Sebrae, sendo uma realização da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA através do Programa de Mobilidade Artística, em parceria com o Sebrae.

Para a assessora de Relações Internacionais da SecultBA, Monique Badaró, a vinda de Rémy para a Bahia é uma possibilidade de diálogo entre os artistas baianos com um dos mais importantes produtores musicais da Europa. “Ao se atualizar com a criação musical contemporânea da Bahia, Rémy irá compartilhar o seu olhar sobre as reais oportunidades de acesso dessa música no mercado internacional”, diz.

Na passagem pela Bahia, Rémy amplia as sonoridades e parte para encontros especiais para conhecer o samba de roda do Recôncavo baiano, visitando o grupo Maracangalha e os cantadores Pedro Alves e Eugênia; a Casa de Samba, grupos de Samba de Raízes e Chula de São Braz, em Santo Amaro da Purificação; visita a Domingos, Preto e Geração do Iguape em Iguape; Samba das Raparigas em Saubara. RKK fará também uma visita especial a Cachoeira e ainda encontros com artistas com carreiras internacionais, como o músico e percursionista Carlinhos Brown, em Salvador.

Sabendo dos ensaios de verão que acontecem durante os meses que antecedem o carnaval baiano, Rémy irá conferir a programação do Pelourinho Cultural, assistindo a alguns shows como os ensaios de Armandinho, Bloco Muzenza, Cortejo Afro, Magary e Orkestra Rumpilezz; encontro com Hugo Sanbone e Orquestra no Cine - Teatro Solar Boa Vista. Dia 18, RKK fará uma participação especial como DJ na festa “Confraria du Balanço”, Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, na Praça Castro Alves.

A vinda do jornalista francês faz parte da política de internacionalização da SecultBA que tem como objetivo inserir a produção artística da Bahia no mercado internacional das artes. A passagem de Rémy através do Programa de Mobilidade Artística tem ainda a função de apresentar a cena musical contemporânea ao jornalista, que deverá propor futuras seleções para o Bahia Music Export.

Bahia Music Export – É uma ação do Programa de Mobilidade Artística e consiste na promoção internacional da música da Bahia. O objetivo é criar condições para que a música da Bahia, nas suas diversas formas de expressão, possa se inserir no mercado internacional como um produto de alta qualidade. O Bahia Music Export prevê o desenvolvimento de atividades de promoção comercial e de fortalecimento da cadeia produtiva, através de capacitação e pesquisa. Em outubro de 2010, através do Programa, participaram da Expo Xangai, o bloco afro Ilê Aiyê e a banda BaianaSystem; e da WOMEX, na Dinamarca, o Samba Chula de São Braz. Mais informações:
www.cultura.ba.gov.br/bahiaexport

Rémy Kolpa Kopoul – Jornalista francês, DJ e produtor musical, Rémy Kolpa Kopoul se auto intitula um “connexionneur”, aquele que conhece (do francês connaisseur) e que faz conexões, que liga as pessoas por idéias, lugares e/ou sentimentos. RKK é especialista em música, criador do jornal francês Libération, onde atuou como editor musical até 1986. Sua voz é a mais reconhecida nas rádios francesas que trabalha desde a década de 70 e desde 1992 integra a equipe da Rádio Nova de Paris. Rémy é autor de diversos documentários musicais para canais franceses de TV, programador dos maiores festivais de jazz na França (desde 1989) e de inúmeras turnês de músicos internacionais, além de ter assinado diversas discografias. Desde 1990 atua como DJ sendo bastante reconhecido nos palcos franceses e mundiais, com atuações no Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Tókio, Pequim, Montreal e Londres. Pesquisou as músicas latinas e africanas, árabes e do Leste europeu. Na seqüência, aproximou-se do universo futurista das músicas eletrônicas. A sua ligação com a música brasileira data do início dos anos 70, quando começou a pesquisar o universo musical brasileiro. Conheceu Manaus, Belém, Recife, Salvador e Rio de Janeiro, sendo responsável pelas turnês européias de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Gilberto, Jorge Ben Jor, bem como pela produção de um Trio Elétrico construído na França, com apresentação dos músicos baianos Armandinho, Margareth Menezes e Gerônimo. Tem duas coletâneas sobre música brasileira, “Brasil do Futuro” (2006) e “Latino del Futuro” (2008).

Serviço
Talk Show “Oportunidades na Europa para a Música da Bahia”
Local: Auditório Orlando Moscozo – Sebrae
Avenida Sete de Setembro – Aflitos – Salvador
Dia: 22/02 (terça) - 15h
Gratuito-- Assessoria de Comunicação - SecultBA(71) 3103-3412 / 3103-3442(71) 9983-5278 / 8151-0893
ascom@cultura.ba.gov.brhttp://plugcultura.wordpress.comhttp://www.flickr.com/photos/secultba/http://twitter.com/SecultBAhttp://www.cultura.ba.gov.br====================================Secretaria de Cultura do Estado da BahiaGabinete do SecretárioPalácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro
CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário