terça-feira, 11 de maio de 2010

Secretaria de Cultura seleciona projeto para montagem de espetáculo teatral

O projeto selecionado terá o montante de R$ 100 mil para produzir espetáculo ao ar livre. Tarefa é roteirizar o célebre texto francês “Reconsiderar a Riqueza”, do filósofo francês Patrick Viveret. O encenador terá o desafio de discutir as principais questões economicas mundiais à partir da linguagem teatral.


A Assessoria de Realações Internacionais da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA, através do Fundo de Cultura da Bahia, promove chamamento público para projeto teatral com intuito de produzir montagem com base no texto ‘Reconsiderar a Riqueza’, de Patrick Viveret. O edital é um acordo de cooperação técnica entre o Estado da Bahia/Brasil e a France Libertés - Fundação Danielle Mitterrand/França para o desenvolvimento de ações de cooperação cultural através do Programa Diálogos da Humanidade.

Para a assessora de Relações Internacionais da SecultBa, Monique Badaró, o objetivo é apoiar o Programa Diálogos da Humanidade. “A peça tem como objetivo levar essa discussao para a sociedade. A primeira montagem de um espetáculo foi feita na frança por Philipe Piau, através da Cia. de Teatro Latribouille. Depois disso foi montada no Canadá, Bélgica, Itália e esta será a primeira vez na America Latina. Cada montagem tem suas caracteristicas próprias, e teremos aqui a leitura a partir da nossa cultura”, afirma Badaró.

Para o diretor de Teatro da Fundação Cultura do Estado da Bahia – FUNCEB/SecultBA, o evento é importante por conta da articulação internacional envolvendo o teatro baiano. “Montar um espetáculo ao ar livre a partir de um texto-base que já gerou pelo menos quatro outras montagens em outros países tem uma dimensão simbólica intrínseca, que pode vir a abrir articulações internacionais”, explica Gordo Neto.

O documento ´Reconsiderar a Riqueza` teve origem na Conferência Internacional homônima promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em 2002, em Paris, e publicado na revista Foi et Développement, do Centro L. J. Lebret, de Paris, França, em dezembro 2003.

Reconsiderar a Riqueza – Conhecido em todo mundo, o célebre texto francês trata dos fatores sociais, culturais, éticos e ambientais da sociedade. Em 2001, o então secretário de Estado para Economia Solidaria, Guy Hascoet, encomendou a Viveret a “missão de Eestado” de apresentar um detalhado relatório sobre os novos indicadores do desenvolvimento econômico com intuito de valorização desse desenvolvimento. Para isso, Viveret que também é economista, se juntou com diversos outros economistas de renome internacional para criar essa publicação.

Eles compreenderam um novo paradigma de desenvolvimento onde o foco do crescimento da economia deve estar ancorado nos valores humanos e ecológicos, com destaque para as riquezas humanas, sociais, éticas e culturais dos povos e nações. Após a primeira publicação, foi criado um coletivo de economistas, políticos, sociólogos, filósofos e pensadores independentes para dar continuidade ao trabalho.

Nos últimos anos, a Fundação France Libertés que luta há mais de 20 anos pela defesa dos direitos humanos, ingressou nesse coletivo incorporando intelectuais e ativistas que trabalham no eixo franco brasileiro como Henryane de Chaponay, Celina Whitaker e André Abreu de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário