terça-feira, 2 de março de 2010

Radionovelas transformam em folhetim a vida de importantes personagens da história e da cultura da Bahia

Veiculados pela Rádio Educadora FM 107.5, os programas dramatizam as biografias de Maria Felipa, Assis Valente, Cuíca de Santo Amaro, Cosme de Farias, Pastinha e Bimba.

Resgatar a trajetória de importantes nomes da história e da cultura baianas de uma forma acessível e atraente. Este é o objetivo do projeto Radionovela, lançado no dia 03 de março e terá seu primeiro programa transmitido em 08 de março. Proposto pela atriz Marília Castro e realizado pela Quatro Produções Artísticas, o projeto é vencedor do Edital de Apoio à Produção de Programa Radiofônico de Radionovela, do Fundo de Cultura, sob a coordenação do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – Irdeb, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Quatro programas inéditos, com dez capítulos cada, vão reviver, de forma lúdica, a vida de seis personagens da história, música, e cultura da Bahia. As radionovelas abordam os temas “Outras histórias do 2 de Julho – Maria Felipa, a heroína esquecida”, “Bimba e Pastinha – Histórias pitorescas da capoeira na Bahia”, “Cosme de Farias e sua participação na vida social e política da Cidade do Salvador” e “A música e o Cordel do Recôncavo baiano no início do século XX – Assis Valente e Cuíca de Santo Amaro”.

“As radionovelas permitem o uso de recursos interessantes para se contar histórias. Reviver estes personagens contribui para que a memória de todos eles se mantenha viva entre os baianos”, acredita a atriz Marília Castro.

Cada programa leva a assinatura de um diretor artístico e um diretor musical, a fim de diversificar a narrativa das radionovelas. Em todos eles, no entanto, foi observado o compromisso com uma linguagem atraente e de fácil entendimento.

No intuito de envolver o maior número possível de profissionais baianos que atuam na área, o projeto conta com 46 pessoas, entre diretores (artísticos e musicais), atores, pesquisadores, produtores e técnicos. “Foi um desafio, uma experiência diferente que acrescentou conhecimento na minha formação como atriz”, contou Patrícia Rammos.

Os capítulos serão veiculados de segunda à sexta-feira pela manhã, às 8:30h e pela tarde às 17:30 e um condensado da semana será exibido aos sábados às 8:30h para que diversos públicos possam acompanhar os folhetins sonoros, especialmente os estudantes dos ensinos fundamental e médio.

A primeira radionovela que estréia no dia 08 de março homenageia Maria Felipa: a heroína esquecida do Dois de Julho

Negra, alta, corpulenta, valente. É assim que Maria Felipa de Oliveira é descrita pela maioria dos estudiosos de sua biografia. A mulher que organizou a resistência aos portugueses na Ilha de Itaparica durante a luta pela Independência da Bahia é o tema da radionovela “Maria Felipa: a heroína esquecida”.

O folhetim remonta fatos importantes da vida de Maria Felipa, desde a sua infância até os dias de enfrentamento contra os soldados portugueses e a volta ao trabalho como marisqueira depois da guerra. A radionovela traz ainda episódios curiosos como a vinda da personagem à Salvador e o seu contato com os estivadores do porto.

Por tudo isso é que o dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, foi escolhido para o lançamento desta primeira série que revela a força e a resistência da mulher baiana.

Ficha técnica – Maria Felipa: A Heroína Esquecida do 2 de Julho
Direção Artística: Celso Júnior
Direção musical e trabalhos técnicos: Luciano Bahia
Roteiro: Fernanda Paquelet e Eduardo Scaldaferri
Edição: Daniela Souza
Revisão de texto: Eduardo Scaldaferri, Marília Castro e Fernanda Paquelet.
Elenco: Marília Castro, Luiz Pepeu, Celso Jr., Victor de Sá, Danillo Novais, Ariane Souza, Cristina Dantas, Milla Cayres, Vinício de Oliveira, Ricardo Fagundes, Vitório Emanuel, Patrícia Rammos, Eduardo Scaldaferri e Alexandre Moreira.

Período de transmissão : De 08 a 20 de março de 2010

Ficha técnica geral
Diretores Artísticos: Celso Júnior, Luciano Martins, Jarbas Bittencourt
Diretores musicais: Luciano Bahia, Jarbas Bittencourt, Son Melo
Edição: Daniela Souza e Eduardo Scaldaferri
Revisão de texto: Marília Castro, Fernanda Paquelet, Vitor de Sá, Eduardo Scaldaferri
Roteiristas: Adriana Albert Dias, Vitor de Sá, Fernanda Paquelet, Eduardo Scaldaferri e Ismael Marques.
Elenco: A.C. Costa, Alexandre Moreira, André Nunes, Ariane Souza, Celso Junior, Cristina Dantas, Danillo Novais, Eduardo Scaldaferri, Érico Brás, Fábio Santana, Fernanda Paquelet, George Vladimir, Gideon Rosa, Ismael Marques, Luciano Martins, Luiz Pepeu, Marcelo Augusto, Marília Castro, Milla Cayres, Patrícia Rammos, Ricardo Fagundes, Roquildes Junior, Valdinéia Soriano, Vanja Veridiano, Victor de Sá, Vinicio de Oliveira e Vitório Emanuel.
Trabalhos técnicos: Luciano Bahia

Serviço
O quê: Projeto Radionovela
Onde: Rádio Educadora FM 107.5
Quando: A partir de 08 de março de 2010
Horários: Segunda e Sexta às 8h30 e 17h30 e aos sábados às 8h30
Realização: Quatro Produções Artísticas
Contato: Marília Castro
Quatro Produções Artísticas Rua Comendador José Alves Ferreira 138, Garcia, Salvador-Bahia-Brasil CEP 40100-160 (71) 3498-6728/ 9144-6417

Nenhum comentário:

Postar um comentário