terça-feira, 2 de março de 2010

FUNCEB realiza série de videoconferências para dialogar com a classe artística

De março a junho, encontros de áreas artísticas e editais da Fundação serão temas de apresentações transmitidas para todo o estado .

A Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura do Estado – SECULT, realiza mais uma iniciativa no propósito de estreitar a relação com artistas, grupos e produtores culturais e cooperar para a formação de indivíduos mais atuantes na realidade cultural do Estado.

A série de Videoconferências da FUNCEB 2010 vai promover, entre os meses de março e junho deste ano, encontros entre as diretorias da Fundação e representantes das áreas artísticas a elas relacionadas, bem como a apresentação de editais lançados, com orientações específicas para as inscrições. As sessões, que são gratuitas e abertas a quaisquer interessados, serão feitas a partir do auditório do Instituto Anísio Teixeira – IAT, em parceria com a Secretaria de Educação – SEC, de onde os palestrantes poderão dialogar com participantes presentes no local ou em uma das salas de transmissão localizadas em 30 municípios.

O público também poderá assistir às videoconferências e enviar perguntas pela internet, através do endereço http://ead.sec.ba.gov.br/media. O projeto se alinha à política de descentralização e interiorização adotada pelo Governo do Estado e busca também ampliar a presença da FUNCEB e da SECULT em todo o território baiano. A parceria com a SEC se dá através do programa Rede Educação, que democratiza ações educacionais com soluções tecnológicas que promovem a Educação à Distância. A abertura da série vai acontecer em 17 de março (quarta-feira), com o Diálogo sobre Artes Visuais e a Apresentação do Edital Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia. “Um grande desafio da FUNCEB, em consonância com a política da gestão da SECULT, é consolidar ações estruturantes para a cultura do Estado. Para tanto, são fundamentais a aproximação com a classe artística e a capacitação de atores neste processo.

As videoconferências se apresentam como mais um instrumento que colabora com a proposta. É preciso estar em diálogo com artistas e profissionais da cultura de todo o território baiano, e facilitar o acesso aos mecanismos de apoio do Estado. O objetivo final é de fortalecer a rede produtiva de forma descentralizada e criar condições para que ela se mantenha em atividade”, defende Gisele Nussbaumer, Diretora Geral da FUNCEB.

CONTEÚDOS

Com objetivo de manter contato com a classe artística, para discussão de temas de importância às áreas representadas pela instituição, as diretorias de Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Teatro e Música debatem com o público as políticas adotadas, planos, projetos, resultados e demandas. Será a primeira vez que este tipo de encontro se realizará através de videoconferências, fato que certamente irá ampliar sua abrangência e impacto. O momento também será de estreia da participação da diretoria de Espaços Culturais na programação dos debates. Responsável pela administração de sete espaços culturais em Salvador e Região Metropolitana e mais 11 espaços no interior do Estado, a diretoria vai poder refletir junto ao público questões relacionadas a pautas, infraestrutura, apoios e programas oferecidos.

A avaliação em conjunto com a classe artística contribui para o aperfeiçoamento de ações e para a movimentação de todos – Estado e sociedade civil – em busca de soluções reais para o desenvolvimento da produção artística baiana. A série de videoconferências irá também focar os principais pontos dos editais a serem lançados pela FUNCEB em 2010, apresentando uma nova proposta para a preparação de artistas, grupos e produtores interessados em inscrever projetos. A ação visa contribuir para a elucidação da política, mecanismos e objetivos desta importante ferramenta de apoio à cultura. Para reforçar o entendimento sobre o formulário de apresentação de propostas, documentação necessária e anexos obrigatórios e complementares, haverá sessões específicas de orientações com espaço aberto para perguntas.

A EXPERIÊNCIA COM VIDEOCONFERÊNCIASA FUNCEB

vem utilizando a tecnologia das videoconferências desde 2009, a partir das ações do Edital de Apoio a Microprojetos Culturais – integrante do programa Mais Cultura, do Governo Federal, desenvolvido na Bahia numa parceria entre a Funarte e a Secretaria de Cultura do Estado, através da Superintendência de Cultura e da Fundação Cultural. O sucesso obtido pela iniciativa, que contou com o expressivo número de 1.166 inscritos e R$ 3 milhões distribuídos para 243 projetos selecionados de 211 municípios, foi também fruto deste esforço que mobilizou o semiárido baiano, facilitando a comunicação direta com pessoas da região.

CRONOGRAMA

As 10 datas das videoconferências de março e abril já estão confirmadas. Os eventos seguintes, em maio e junho (que contemplarão mais diálogos e informações dos próximos editais), terão suas datas divulgadas em breve. Conferir em: www.funceb.ba.gov.br

PARTICIPAÇÃOA

participação nas Videoconferências é gratuita e aberta a quaisquer interessados. Não é necessária inscrição prévia. Existem três formas de participar:
1) Presencialmente no local da palestra – o auditório do Instituto Anísio Teixeira – IAT onde as palestras serão realizadas tem capacidade para 50 pessoas. Há ainda uma sala anexa, que pode receber até 100 participantes, onde a sessão será exibida em tempo real. Mediadores irão garantir a intervenção da plateia.
2) Presencialmente em salas no interior do Estado – as videoconferências serão transmitidas em tempo real em salas de 30 municípios baianos: Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Caetité, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ibotirama, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Macaúbas, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Piritiba, Ribeira do Pombal, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas e Valença. Nestes locais, um técnico possibilitará a intervenção dos presentes através de sistema on line.
3) Pela internet – cidadãos de qualquer lugar do mundo poderão acompanhar ao vivo os encontros e enviar perguntas, através do site http://ead.sec.ba.gov.br/media.
Paula BerbertAssessora de ComunicaçãoFundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB71 3116-6782 71 9127-7803www.funceb.ba.gov.br www.agendacultural.ba.gov.br www.twitter.com/funceb


Assessoria de Imprensa Redação e Produção de ConteúdoConteúdo Digital Revisãowww.marcatexto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário