domingo, 26 de julho de 2009

ENCONTRO BAIANO DE MUSEUS

ENCONTRO BAIANO DE MUSEUS
Evento inédito apresenta conceitos contemporâneos
para utilização dos espaços museais na Bahia
- Dias 29, 30 e 31 de julho –
Entre os dias 29 e 31 de julho, Salvador sedia o Encontro Baiano de Museus, no Palácio da Aclamação. O evento, realizado pela primeira vez no Estado, situa a atividade dos museus na contemporaneidade e tem como principais objetivos a consolidação das propostas de políticas públicas no campo museal e o compartilhamento de experiências de grande destaque nacional com gestores, técnicos e estudantes da área de museus. O encontro é promovido pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), em sintonia com as ações da Secretaria de Cultura do Estado para a preservação do patrimônio da Bahia.
Durante o evento, serão apresentados temas diversos ligados ao setor, com vistas a contribuir para reciclagem dos profissionais e gestores da área, trazendo novas perspectivas para a atuação das instituições baianas. As palestras serão ministradas por autoridades, como o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, além de nomes de referência no cenário nacional - e fora do país - como Luciana Sepúlveda, diretora do Observatório de Museus da FIOCRUZ, Carlos Roberto Brandão, Presidente do Conselho Internacional de Museologia no Brasil, Antônio Carlos Sartini, superintendente do Museu da Língua Portuguesa, Marcelo Araújo, diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Fábio Coutinho, superintendente cultural da Fundação Iberê Camargo (RS) e Marconi Drummond, curador do Museu de Arte da Pampulha (MG).
“A importância dos museus vem crescendo de forma continuada na sociedade contemporânea, pois, além de abrigarem acervos e preservarem a memória coletiva, tais espaços estão em permanente diálogo com a produção de conhecimento”, diz o diretor de Museus do IPAC, Daniel Rangel. “Este encontro deve servir para impregnar os museus baianos, públicos e particulares, das atuais tendências de uso, gestão e ocupação dos espaços”, completa.

As inscrições para o evento são gratuitas e a programação completa está disponível no site www.ipac.ba.gov.br.

O quê: Encontro Baiano de Museus
Quando: Dias 29, 30 e 31 de julho
Onde: Palácio da Aclamação – Av. Sete de Setembro, nº 1.330, Campo Grande - Salvador/BA
Informações: 71 3117-6381
Realização:DIMUS/IPAC
23/07/2009
Diretoria de Museus/DIMUS
Núcleo de comunicação
3117-6445

Nenhum comentário:

Postar um comentário